consultoria

Jogo de rodas

Jogo de rodas – Um estágio, função da relação de transmissão:

Em função da relação de transmissão, dos números mínimo e máximo de dentes disponíveis na máquina, calcula-se um número muito grande de jogos de rodas (número de dentes de ambas as rodas do par).

Jogo de rodas – Dois estágios, função da relação de transmissão:

Em função da relação de transmissão, dos números mínimo e máximo de dentes disponíveis na máquina, pode-se calcular um número muito grande de jogos de rodas (número de dentes das quatro rodas, ou seja, dos dois pares de engrenagens).

Jogo de rodas – Um estágio, função da relação de transmissão e da distância entre centros:

Calculam-se os números de dentes de um par de engrenagens tendo como dados a distância entre centros, o módulo normal, a relação de transmissão e os ângulos de pressão e de hélice. É particularmente útil para projetos de redutores de velocidade.

Jogo de rodas – Dois estágio, para máquinas operatrizes geradoras:

Em função dos números mínimo e máximo de dentes disponíveis na máquina, constantes de divisão e avanço, relação de transmissão e os dados da ferramenta e da peça a ser usinada, calculam-se os números de dentes das engrenagens necessárias para montar o recâmbio da máquina.
É particularmente útil para quem fabrica rodas dentadas em geradoras equipadas com recâmbio de engrenagens (variadores com engrenagens substituíveis).

Jogo de rodas para redutores epicicloidais:

Epicicloidal é um tipo de redutor planetário composto de:

  • Roda solar: Roda com dentes externos, montada no centro do sistema, onde entra a rotação do motor;
  • Rodas planetárias: Rodas com dentes externos, engrenadas na roda solar formando um conjunto de duas ou mais, equidistantes ou não entre si e fixadas num anel solidário ao eixo de saída do redutor;
  • Roda fixa: Roda com dentes internos, fixada na carcaça do redutor e engrenada nas rodas planetárias.

Calcula-se o número de dentes e todas as demais características geométricas dos três tipos de engrenagens citadas acima, em função da relação de transmissão total do sistema.

Jogo de rodas – Um estágio para variadores escalonados:

Variadores escalonados de velocidade são conjuntos aplicados em máquinas, onde são necessárias diferentes velocidades de saída para uma única velocidade de acionamento.

Calculam-se os números de dentes e demais características geométricas, assim como as tolerâncias, os desvios, os desenhos dos dentes engrenados, etc. de todas as rodas dentadas pertencentes a um variador escalonado de velocidades.

Possibilidades: 2, 3, 4, 6, 8, 9 e 12 velocidades diferentes de saída.