progear
Dimensão M sobre esferas ou rolos
Aplicado em roda dentada, é a dimensão tomada sobre duas esferas, ou dois rolos, colocados em vãos (vazio entre os dentes) diametralmente opostos da roda com o objetivo de controlar a espessura do dente.
Aplicado em cremalheira construída a partir de uma barra retangular, é a dimensão tomada entre o plano oposto ao dentado da barra até a tangente mais distante a este plano de um rolo colocado no vão (vazio entre os dentes) com o objetivo de controlar a espessura do dente.
Aplicado em cremalheira construída a partir de uma barra circular, é a dimensão tomada entre a tangente mais distante oposta ao dentado da barra até a tangente mais distante a esta primeira de um rolo colocado no vão (vazio entre os dentes) com o objetivo de controlar a espessura do dente.
Este controle pode ser efetuado também em rodas com número ímpar de dentes, onde a reta que liga os centros das esferas (ou rolos) não passa pelo centro geométrico da roda.
É possível ainda, controlar rodas com dentes internos através da dimensão entre esferas ou rolos. Neste caso, o objetivo é controlar a dimensão do vão (vazio entre os dentes) e não da espessura do dente.
A dimensão M é uma conversão puramente geométrica da:
- espessura circular normal teórica ou
- espessura circular normal efetiva ou
- dimensão Mq (sobre duas esferas DM2) ou
- dimensão W sobre q dentes consecutivos.
A dimensão M é uma das maneiras mais utilizadas para o controle da espessura dos dentes de uma roda dentada.
As esferas podem ser utilizadas, sem restrições, para o controle de qualquer roda dentada cilíndrica. Já os rolos, não podem ser utilizados em rodas dentadas helicoidais com número ímpar de dentes.
A tela de resultados informa também o diâmetro do círculo onde o ponto de tangência entre a esfera (ou rolo) e o flanco do dente se encontra no momento da medição.
Esta informação é particularmente útil para os casos em que os flancos dos dentes são aliviados.